Criação/execução de projetos de especialidades.
É também da sua responsabilidade a programação e coordenação entre os vários intervenientes nos processos, assim como realização de todas e quaisquer acções junto das várias entidades licenciadoras.
Por forma a fornecer mecanismos de análise deliberação, em todas as propostas de solução são balizados os investimentos iniciais, investimentos de operação, período de amortização e poupança total obtida no decorrer da vida útil previsível. Proporciona-se assim uma perceção do grau de liquidez e de risco dos vários estudos de investimento.
Desde a elaboração de estudos de investimento, programas base, estudos prévio, anteprojetos, licenciamentos, projetos de execução, concluindo com assistência técnica à implantação das soluções nas múltiplas áreas de intervenção, das quais destacamos:
Realizamos a gestão, coordenação e fiscalização de construções de forma a assistir os nossos clientes no que diz respeito à gestão de investimento, bem como coordenação e fiscalização técnica de construções de instalações especiais.
As nossas ações incidem sobre análise e revisão de projetos, controlo e balizamento de custos e tempos, planeamento global e particular das empreitadas, assim como verificação e validação da correta execução das instalações alvo.
Conscientes do ciclo Projecto - Obra - Edificação e respondendo às solicitações e expectativas de mercado, esta valência foi criada tendo como objetivo principal assegurar que as instalações especiais existentes se encontram em funcionamento dentro de parâmetros ótimos de operação para o qual foram definidas.
Para tal são desenvolvidas ações e rotinas de verificação (planos de manutenção preventiva, watchdog, etc), tendo em conta o balanço entre custos de operação e de manutenção associados.
Sempre que consideradas pertinentes são igualmente sugeridas as ações corretivas dedicadas às várias situações. Estas são elaboradas de forma a preservar e incrementar o grau de sustentabilidade das várias instalações especiais presentes, por forma a garantir o desempenho ideal.
Cientes dos desafios e exigências crescentes no que concerne a desempenho, eficiência e sustentabilidade energética, em 2006 foi criado o núcleo de certificação energética.
Este é composto por um conjunto de peritos qualificados reconhecidos (PQ´s) com valência em todas as áreas de intervenção no âmbito do Sistema Nacional de Certificação Energética (REH e RECS), que assegura a analise segundo a vertente de comportamento térmico, energia e qualidade de ar interior de todas as fases de desenvolvimento e conceção de um imóvel. Desde o apoio no design e conceção das soluções construtivas projetadas, passando pelo acompanhamento da concretização real em obra, até ao apoio na exploração e operação dos mesmos, acompanhamos todo o tempo de vida útil dos vários investimentos.
Como resposta ás necessidades atuais de sustentabilidade global a que todas as edificações estão vinculadas, em 2016 certificámos os nossos técnicos na vertente BREEAM In Use UK & International, pela BRE AC (Building Research Establishment Academy). Desta forma, torna-se possível realizar uma analise não apenas na vertente energética, mas contemplando o impacto dos materiais empregues e presentes, a utilização e exploração de água, nível de saúde e bem-estar dos utilizadores e circundantes, operação e gestão de imóvel, utilização do solo e ecologia, poluição gerada, acessibilidades e transporte, bem como resíduos gerados. É com base nesta plataforma de analise, que assenta nos 7 capítulos fundamentais de sustentabilidade de edifícios, que nos é possível inclusivamente obter uma classificação do nível obtido face aos restantes edifícios existentes.
Porque nem sempre o edificado corresponde ás expectativas geradas, seja sob o ponto de vista de edificação, seja pelos resultados de exploração e operação obtidos, tornou-se necessário criar um grupo de trabalho vocacionado para a realização de auditorias e peritagens de instalações eletromecânicas, energéticas e ambientais.
Desta forma, torna-se possível realizar a análise dos sistemas projetados, e/ou a sua implementação e instalação técnica, bem como do grau de operacionalidade, prontidão e manutabilidade obtido. Como complemento á peritagem, disponibilizamos o complemento sob a forma de auditoria técnica.